Amparu

Metodologia
Terapêutica




AMPARU

O que é
Como funciona


O Programa da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, integrado aos Projetos Construção do Bem

Viver (conscientização), Valor do Trabalho (Laborterapia) e Espiritualidade compõe uma abordagem que estimula o residente a participar de todas as atividades e, através dos recursos, instrumentos, métodos e ferramentas do Programa, auxilia a promoção das mudanças necessárias para a manutenção da abstinência, do processo de construção da consciência e do gerenciamento dos comportamentos. Baseado numa cultura que estimula a Paz e o Respeito próprio e ao próximo, esse Projeto é composto pelos seguintes instrumentos, grupos e reuniões:

GRUPO DE ACOLHIMENTO

O Grupo de Acolhimento é realizado todas as vezes que um novo usuário ingressa no programa em dois momentos específicos, sendo:

1o) Na sua chegada à Comunidade, quando recebe as boas vindas pelos membros da equipe que se apresentam e passam à ele as primeiras informações sobre o Programa e sua participação, normas de moradia e dão explicações sobre a rotina, os direitos e deveres, encaminhando-o junto com um residente mais velho, denominado “Anjo ou Padrinho”, que mostrará ao mesmo as dependências da Comunidade e seu quarto, auxiliando-o nos primeiros quinze dias a conhecer e aprender as técnicas e práticas na vida da CTAVS. Este momento tem a duração de aproximadamente duas horas.

2o) Organizado e realizado pelos próprios residentes, em dois momentos: no primeiro dia de sua chegada, moderado por acolhido los mais velhos, e num segundo momento através da definição de seu quarto definitivo e participação do acolhido no grupo que fará parte durante seu acolhimento na CT . São compostos por:

– leitura da “CARTA AO RECÉM-CHEGADO”, escrita por um acolhido que está deixando o Programa com alta terapêutica, ou seja, graduado;

– por trocas de experiência, do quanto está sendo proveitoso e produtivo o processo de recuperação para aqueles que compartilharão das experiências vividas com os mesmos.

Visa promover o bem estar, a motivação e o engajamento do novo acolhido no grupo (família). Este grupo tem duração de aproximadamente noventa minutos, variando dependendo do número de internações.

HIGIENE E SAÚDE

Através da convivência do grupo, e acompanhados e monitorados pelos Conselheiros e por acolhidos mais velhos, desenvolver de forma correta os hábitos de higiene pessoal:

Escovar dentes;
Tomar banho;
Pentear os cabelos;

Cortar as unhas;
Lavar as roupas;
Alimentar-se;
A importância sobre uma boa nutrição e a higiene no preparo. ESPORTE / LAZER / CULTURA

Contamos com a presença de um voluntário Instrutor de Práticas esportivas para a realização de atividades físicas e esportivas tais como:

Exercícios de alongamento e aquecimento;
Futebol;
Voleibol de areia

Tênis de mesa
Passeios;
Música, TV/ Vídeo;

ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO INDIVIDUAL

Tem o objeto de atender o acolhido de forma individual, para auxiliá-lo no contato consigo mesmo, ou
seja, seus sentimentos, ansiedades, angústias, projeções… A fim de reconstruir seus recursos internos e assim administrá-los externamente. É realizado por um Psicólogo tecnicamente preparado, cujo conteúdo do atendimento é resguardado de sigilo e ética profissional.

ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO GRUPAL

Objetiva a troca e socialização de sentimentos e compreensão, percepção de si e do outro, a integração com o grupo, desenvolvimento da empatia, receber e oferecer apoio, melhorar os relacionamentos e a comunicação interpessoal, aumentar a autoconfiança, autoimagem e a autoestima, fazer mudanças pessoais dentro do grupo com a expectativa de transferir essa aprendizagem para a vida etc. Este acontece semanalmente e realizado polo Psicólogo da Equipe.

PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Monitorada por um voluntário Professor de Educação Física, tem por objetivo manter o corpo saudável, favorecendo a reabilitação através de atividades que estimulam o desenvolvimento físico conjuntamente ao desenvolvimento psíquico.

VALOR DO TRABALHO

Através do trabalho realizado na e para a CTAVS, utilizando suas faculdades mentais e estimulando valores éticos, de qualidade e produtividade, o acolhido tem oportunidade de (re)aprender e (re)adquirir responsabilidades provenientes da vida cotidiana tais como horários, comprometimento, que se perderam devido aos hábitos regulares do uso de SPA – substâncias psicoativas. Os horários para prática do trabalho na CTAVS vão aumentando à medida que o residente avança na estrutura e no processo de tratamento e recuperação, iniciando com 2h30’ por dia, nas dependências da CT.
Na CT o trabalho vai desde os cuidados pessoais com seus pertences até auxiliando na cozinha, no campo, horta, manutenção, lavanderia, refeitório, jardim dentre outros.

ESPIRITUALIDADE

Desvinculada de religião especifica é realizada em um modelo ecumênico, respeitando a individualidade e particularidades religiosas individuais. Favorece o fortalecimento, o crescimento e vínculo com o Poder Superior, facilitando a superação e contribuindo para a evolução do tratamento. Acontecem duas vezes ao dia, pela manhã e pela tarde, com leitura de uma passagem da Bíblia Despertar e cantos e louvores que os próprios residentes escolhem.

CONFRATERNIZAÇÕES

Além das datas comemorativas habituais, realizamos quatro festas temáticas, simbolizando os quatro elementos da natureza que também correspondem aos quatro grupos da
CT AVS: Terra (chegada da Primavera), Água (corresponde ao Verão), Ar (representa o Inverno) e, Fogo (simboliza a estação do outono). A cada estação, um grupo é homenageado, pelos outros três.

PASSAGEM DE FASES

Conforme o acolhido conquista habilidades e responsabilidades diante do Programa, vai adquirindo status (posição) de mudança de fases, como funções específicas dentro do Grupo; Ex: A função de Agilizador é dada ao residente que tem como objetivo específico agilizar os processos e tarefas que envolvem os residentes na dinâmica da comunidade terapêutica. A função de Integrador é oferecida ao residente que tem como objetivo integrar os membros tanto para a Equipe quanto para os próprios residentes membros do seu grupo.
O Integrador tem como objetivo principal integrar o grupo nas suas diversas relações intra e intergrupais além de levar e trazer as demandas que acontecem no dia-a-dia da e para a equipe e membros do grupo; Banda são os residentes com dons e interesse em participar das apresentações compondo a banda da CT.

GRUPO DE METAS

O Grupo de Metas é realizado pelo Terapeuta e tem como finalidade auxiliar o acolhido, através da autoavaliação e participação dos companheiros, estabelecer metas pontuais e objetivas que visem mudanças de atitudes e comportamentos, melhorando a qualidade de vida e das relações no dia-a- dia da comunidade terapêutica. Esse grupo reforça a percepção da necessidade e da capacidade de mudança que cada um tem ao mesmo tempo que, contribui para o crescimento da autoestima à medida que as mudanças vão acontecendo e surtindo efeitos. As metas devem ser pontuais, voltadas para comportamentos que o próprio acolhido percebe ou com a ajuda dos companheiros e da equipe.

A duração é de 60 minutos.

GRUPO DE 12 PASSOS

O Grupo de 12 Passos é realizado pelo Terapeuta ou por um Residente Nível Avançado e é baseado na filosofia desenvolvida pelos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos. Auxilia o dependente de álcool e de outras drogas a perceber a perda do domínio de sua vida e a sua impotência diante do álcool e de outras drogas. Esse grupo acontece de 3 a 5 vezes por semana (interna e externamente), de acordo com a etapa do tratamento em que se encontra o acolhido e é fundamental no processo de recuperação à medida que oferece ao acolhido:

Conhecimento sobre a dependência química e seus efeitos.

Aprendizagem de lidar com a abstinência;

Desenvolvimento de uma espiritualidade (fé), acreditar que há um Poder Superior que pode ajudá-lo
a devolver a sanidade;

Aceitação das coisas (fatos) que não pode modificar e persistência e coragem para modificar as que

podem ser modificadas.
Conscientização, reflexão interior, sobre honestidade e responsabilidade sobre seus atos e por si

tomar decisões, criando condições que possibilitem sua passagem de coadjuvante para protagonista do seu próprio processo educativo;

Reflexão sobre os comportamentos diários;

Verbalização dos sentimentos;

Aprendizagem a lidar com o passado e a culpa;

Aquisição de valores gerais: Visão de família, de Comunidade, de Sociedade, da Espiritualidade.

Preparação do 4o e 5o Passo, ou seja: Inventário Moral de sua vida e a leitura do mesmo para seu  terapeuta.

PARTILHA DE SENTIMENTOS

A Partilha de Sentimento é um grupo de ajuda-mútua e acontece semanalmente entre os acolhidos usuários do programa, dentro e fora da CT, por membros da Equipe ou por membros de grupos de AA ou NA, que através da experiência individual socializada, ajudam o acolhido a entender, aceitar a dependência do álcool e de outras drogas e a lutar, utilizando os recursos que a comunidade oferece e que os companheiros colocam em prática com sucesso.
Esse grupo é o grupo que originou a filosofia dos grupos de ajuda-mútua, historicamente iniciada por Bill e Bob, dando início à irmandade de Alcoólicos Anônimos.
O grupo acontece de 1 a 3 vezes por semana, com duração de sessenta minutos.

ACONSELHAMENTO (ATI)

O Aconselhamento através do Atendimento terapêutico individual é um momento em que o acolhido divide com o seu conselheiro de referência ou um membro da Equipe, normalmente um dependente de álcool ou outras drogas, suas dificuldades, seu passado ou mesmo suas experiências com o Programa e a prática, sempre buscando, através da mente

aberta, compartilhar e receber informações sobre o Programa e as ferramentas e recursos do mesmo, ajuda, força, estímulo e motivação para dar continuidade ao processo de recuperação. Este momento acontecerá uma vez entre sete e 15 dias.

O Aconselhamento pode durar de trinta a noventa minutos, dependendo do conteúdo compartilhado.

GRUPO DE PREVENÇÃO DE RECAÍDA

Esse grupo surgiu através do conhecimento e prática de exercícios de prevenção da recaída, elaborados por Luiz Antônio Bertolotte e Paulo Knapp no livro: Prevenção da Recaída, Artes Médicas e, compõe um conjunto de habilidades, reconhecidas e constituídas através do autoconhecimento que estimulam e promovem a mudança de comportamentos e atitudes do estilo de vida da pessoa para evitar uma recaída.

O objetivo maior é, progressiva e gradativamente, lidar com situações consideradas de risco.
O Grupo acontece em dois momentos na semana, com acolhidos diferentes, com duração de noventa minutos, moderado pelo Conselheiro de referência.

GRUPO DE AUTOAJUDA

O Grupo de Autoajuda é feito semanalmente, variando de uma a duas horas nos Grupos específicos e uma vez por mês com a família toda da CT e tem como objetivo, receber dos companheiros da comunidade, ajuda quanto a seus comportamentos e atitudes dentro da comunidade terapêutica, fazendo com que o mesmo aprenda a perceber-se através da ajuda de seus companheiros. O Grupo de Autoajuda envolve a apresentação de observações concretas de comportamento e atitudes que produzam reações ou preocupações nos outros. O foco é o comportamento e não a pessoa e o quanto esses comportamentos influenciam nas suas relações e nos seus compromissos e interesses com a recuperação e a mudança do estilo de vida.

GRUPO DE GERENCIAMENTO DE CRISES (CONFLITOS)

O grupo descreve formas de intercâmbio interpessoal baseadas nas reações dos participantes uns aos outros, reações que consistem em sentimentos e pensamentos próprios sobre a outra pessoa, positivos ou negativos. É, acima de tudo, um momento para que as crises individuais, grupais ou de relacionamentos diversos possam ser discutidas de forma respeitosa, aberta com momentos de escuta e colocações sobre os fatos, comportamentos ou crises para que se chegue a um estado equilibrado e respeitoso entre as partes.

Apesar de auxiliar o indivíduo a desenvolver um autoconhecimento de seus valores, dificuldades, sentimentos e pensamentos, de controlar os sentimentos para que os mesmos não controlem as atitudes e comportamentos dos mesmos, o grupo também auxilia o residente a mudar padrões negativos de comportamentos e melhorar o relacionamento entre os companheiros.

Este grupo ou momento acontece de acordo com as crises que devem ser administradas.

GRUPO REFLEXIVO

Esses grupos são elaborados principalmente na etapa final da Imersão (Tratamento) e da Emersão (Reinserção Social) e ajudam o residente, através de trechos de obras e frases de autores conhecidos e desconhecidos, indagar, questionar, discutir, refletir, descobrir o conteúdo e a riqueza que cada ser humano possui, através da interpretação individual sobre valores e conceitos de conduta humana,

proporcionando quase sempre insights sobre essas reflexões e seus anseios, dificuldades e expectativas. Acontece uma vez no mês, moderado pelo Coordenador Técnico, nas folgas dos Terapeutas ou em momentos que a Equipe avalie necessário.

SEMINÁRIOS E TEMÁTICAS

São ministrados Seminários e Temáticas para e pelos acolhidos, tratando sobre vários temas importantes para o conhecimento, aprendizado, crescimento e desenvolvimento do indivíduo como residente, pessoa, cidadão, responsável, membro de uma comunidade e sociedade. Dentre os temas podemos citar:

Sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis
Primeiros Socorros e Segurança no Trabalho

12 Passos e Experiências em Grupos de Ajuda Mútua
Família

Desenvolvimento Inteligência Emocional e Espiritual
Boas Maneiras

Tabagismo e Câncer

Solidariedade

Grupos, Recursos, Características e Ferramentas do Programa da CT E tantos outros quanto os residentes necessitem ou solicitem

Os residentes poderão apresentar um Seminário ou Temática quando dominarem o assunto,

apresentarem a solicitação e apresentação para e Equipe ou quando for como tarefa para passagem de estágio ou fase.

Essas atividades podem durar entre cinquenta a cem minutos com intervalo de dez a cada cinquenta minutos e deverão ser acompanhadas pela Equipe de tratamento.

SAÍDAS À COMUNIDADE

As saídas da comunidade são oportunidades que os acolhidos vivenciam na etapa da Reinserção Social, tendo a possibilidade de participar de grupo de ajuda – mútua na cidade de Itapira, de clubes de lazer, saídas culturais e de lazer.

Também têm a possibilidade de desenvolver as habilidades sociais necessárias para manterem-se em abstinência e transformarem a forma de lidar e tratar com a vida.

Na saída para Visita aos Familiares, geralmente de uma a duas no tratamento, duração de três dias, são essenciais para:

Preparar o residente e a família para o retorno e convivência;

Dar a oportunidade ao residente de se autoavaliar;

Avaliar a conduta do acolhido junto à família e à sociedade.

REUNIÃO GERAL DA FAMÍLIA (ASSEMBLÉIA)

A Reunião Geral ou Assembleia é uma reunião onde participam todos os membros da CTAVS (residentes e equipe) para tratar de assunto excepcional e/ou emergencial. Geralmente, serve para que a

comunidade terapêutica possa tomar ciência de algum fato importante e necessite que participe da decisão ativamente ou consequentemente.
A dinâmica da reunião é expor o fato, acontecimento para discussão, colher as opiniões ou dar as diretivas ou possibilidades para que sejam avaliadas e votadas. Esta reunião acontece eventualmente, de acordo com a necessidade e pode acontecer a qualquer momento da semana e durar períodos maiores de tempo. Ela é coordenada, preferencialmente pelo Coordenador Técnico do Programa ou outro membro da Equipe técnica sob a orientação do mesmo.

REUNIÃO DE BEM ESTAR

A Reunião de bem estar acontece todas as semanas, antes do início das reuniões para serem passadas as informações pertinentes às necessidades comunitárias e individuais que acontecerão nos próximos dias, tais como: atendimentos psicológicos e aconselhamentos agendados, dentista, perícia, visita ou qualquer outro assu…
[10:33, 20/8/2018] Lan: Na perspectiva de evolução das Comunidades Terapêuticas, ao pensar o indivíduo como um todo foi desenvolvido um Programa de Acolhimento voltado à conscientização acerca da dependência de tabaco, álcool e outras drogas, bem como o crescimento individual e social do dependente químico, em que ele é o principal responsável pelo seu processo de recuperação e construção de um novo estilo de vida.

Tempo de Duração
O Programa de Acolhimento é desenvolvido num período de 12 meses de tratamento e fundamentado em três pilares: Espiritualidade, Conscientização e Disciplina, sendo:

• 1ª Fase – Programa em Regime de Residência – Duração de 6 meses.
• 2ª Fase – Programa em Regime de Pós-Residência – Duração de 6 meses.

O Programa de Acolhimento durante o período de residência, consiste na retomada de hábitos comportamentais saudáveis, recuperação de habilidades pessoais, emocionais e sociais prejudicadas ao longo do período da drogadição, através de atividades estruturadas e bem definidas.

Objetivos
• Prestar serviços de assistência em saúde na modalidade de Comunidade Terapêutica, para dependentes químicos com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas, do sexo masculino, com idade de 18 a 59 anos.
• Promover a conscientização sobre a dependência química.
• Oportunizar o aconselhamento terapêutico aos familiares.
• Oportunizar meios de resgatar e fortalecer os vínculos afetivos e sociais de dependentes químicos e seus familiares.

Intervenções Terapêuticas
A equipe técnica é responsável por determinar a melhor abordagem a ser utilizada, considerando a individualidade de cada residente, por meio de intervenções terapêuticas como:
• Terapia Cognitivo-Comportamental
• Terapia Motivacional
• Prevenção de Recaída
• Aconselhamento Familiar

Abrangência
A Comunidade Terapêutica atende a dependentes químicos do município de Joinville – SC e demais municípios do Estado de Santa Catarina e Estados da União.

Público-Alvo
Dependentes químicos do sexo masculino, com idade de 18 a 59 anos.

Capacidade de Atendimento
A Comunidade Terapêutica possui capacidade para atendimento de até 30 (trinta) acolhidos.



EXCELÊNCIA MÉDICA, CUIDADOS COMPASSIVOS

Em que acreditamos
Nossos principais valores

Reabilitar e transformar o paciente de forma que ele(a) volte a ter uma vida com sua família e amigos

EQUIPE TÉCNICA

Psicólogos, Psiquiatras e Enfermeiros experientes na área.


NOSSO ACOLHIMENTO

Dependência Química, Alcoolismo e Saúde Mental.


TRATAMENTO 24 HORAS

Nosso atendimento 24 horas por dia para te ajudar.



Entre em Contato

Venha visitar nossos quartos ou simplesmente nos envie um e-mail sempre que quiser. Estamos abertos a todas as sugestões do nosso público.


ATENDIMENTO

24 Horas por dia


TELEFONE

65 99680-0615


E-MAIL

contato@amparu.com.br


QUALIDADE PREMIUM

Excelência no atendimento




NOSSA COMUNIDADE PODE TE ACOLHER!





NOSSA COMUNIDADE PODE TE ACOLHER!




65 99680-0615


EMERGÊNCIA 24 HORAS

Ligue para nós agora se você estiver em uma necessidade de emergência médica, nós responderemos rapidamente e forneceremos uma ajuda médica.




Copyright by Bemarket 2018. Todos os direitos reservados.



Copyright by Bemarket 2018. Todos os direitos reservados.